Notícias

Seu pet pode estar com alergia a pulgas e você nem desconfia

Seu pet pode estar com alergia a pulgas e você nem desconfia
Foto: Médica veterinária Paola Cardoso. Crédito: arquivo pessoal.

Da assessoria/Loop – Seu cachorrinho passa boa parte do dia se coçando e você percebe que ele está perdendo pelos, principalmente na região lombar. Pode ser alergia a pulga. As pulgas, pequenos insetos parasitas, são uma das principais fontes de desconforto para os animais de estimação e, infelizmente, podem levar a problemas mais graves, especialmente em cães sensíveis a alergias.

Quando uma pulga ataca o animal, ela injeta saliva contendo substâncias que podem desencadear uma reação alérgica em alguns cães. E a médica veterinária Paola Cardoso, de Marmeleiro, Sudoeste do Paraná, explica sobre o que é esta alergia comum em raças como Shih Tzu, Maltês e nos queridos SRD – sem raça definida.

- O que é a alergia à pulga em cachorros?
É uma reação do organismo a substâncias que existem na saliva da pulga. Essas substâncias causam inflamação e coceira desencadeando um processo alérgico.

- Quais são os sintomas mais comuns no animal?
Coceira em região de base de cauda, ou seja, no "bumbum" do cachorro, com queda de pelo e feridas.

- Como posso identificar se meu cachorro tem alergia à pulga?
Você perceberá que o seu cão se coça muito, principalmente em região de base de cauda, podendo causar lesões e queda de pelo. Além da base de cauda, outras áreas também podem ter queda de pelo, como axilas e lateral do tórax.

- Existem raças de cachorro mais propensas a desenvolver alergia à pulga?
Sim! Animais de pelo longo, como, Shi tzu, Maltês, Lhasa e Spitz Alemão são as raças mais acometidas, porém qualquer cão pode desenvolver a alergia, inclusive vira-latas de pelo curto.

- Quais são os tratamentos disponíveis?
É recomendado o uso de antipulgas regularmente. Se o cão estiver em crise, podemos associar antialérgicos (corticoesteroides) e em caso de lesões pode ainda ser prescrito antibiótico e antiinflamatórios.

- É possível prevenir a alergia à pulga? Como?
Sim! Com o uso regular de antiparasitários. Se for de uso mensal, administra-se mensalmente, se for trimestral, aplica-se a cada três meses.

- Quais são os efeitos colaterais dos medicamentos utilizados no tratamento da alergia?
Nos casos em que é necessário usar corticoesteroides, devemos ter cautela, pois é necessário fazer o "desmame" da medicação. O uso sem acompanhamento veterinário pode, a longo prazo, causar problemas endócrinos nos cães.

- Além das pulgas, quais outros parasitas podem causar alergias?
Carrapatos, moscas e mosquitos no geral.

- A alergia à pulga é contagiosa entre os cachorros? E de cachorros para humanos?
Não, isso é uma condição particular. Nem todos os cães desenvolvem alergia.
E não representa risco nenhum para os humanos.

- Como posso evitar infestações de pulgas e minimizar os riscos de alergia em meu cachorro?
Com o uso regular de antiparasitários, mantendo o ambiente limpo de pulgas e carrapatos (fazendo desinfecção do ambiente), e sempre conversando com o médico veterinário. É importante lembrar que a pulga e o carrapato estão escondidos no ambiente, por exemplo: apenas 5% das pulgas estão nos animais, os outros 95% estão escondidos em caminhas, cobertores, casinhas, tapetes, grama, etc. Por isso, é sempre importante fazer o controle ambiental, além de usar o antiparasitário no cão.

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL DE BELTRÃO NOTÍCIAS (46) 99902.0092 / (46) 2601.0898

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 27º - Mínima 13º
Períodos nublados

Sábado
Máxima 26º - Mínima 16º
Períodos nublados com chuva fraca

Domingo
Máxima 26º - Mínima 16º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Segunda
Máxima 23º - Mínima 12º
Céu nublado

Terça
Máxima 23º - Mínima 10º
Céu limpo

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.