O evento mundial Techstar Startup Weekend movimenta dezenas de jovens em várias cidades do Brasil. Em Francisco Beltrão, a imersão ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de agosto, na Associação Empresarial (Acefb). O TSW é uma incursão empolgante e imersiva de startups. Ao longo de três dias, os participantes conheceram os melhores mentores, investidores, fundadores e patrocinadores, tendo a chance de mostrarem e até mesmo iniciarem uma startup.
Para Jéssica Trindade, mentora de pessoas, negócios e startups de Porto Alegre (RS), o TSW é sempre uma emoção diferente. “E aqui em Beltrão foi incrível estar imersa nessa comunidade num evento que fomenta a inovação e o empreendedorismo, onde nas 54 horas os participantes se dedicaram em criar algo que no mercado tradicional eles levariam entre seis e doze meses. Vejo o quanto é necessário acontecerem eventos como esse que geram novos negócios nas comunidades e potencializam os que já existem”.
Jéssica é founder da startup “Elas Prosperam”, edtech focada em aceleração de lideranças femininas e da fintech Admini Soluções. “Partindo do pilar de que 80% de tudo que a gente constrói no mundo dos negócios vem através da comunicação, pude perceber que o pessoal de Beltrão e região está bem engajado nisso, sendo importante para o desenvolvimento econômico”.
Ela ressalta a importância de um evento como esse ter sido realizado dentro da casa do empresário, fazendo movimentar o senso de comunidade entre as pessoas. “Quando a gente abre um negócio a gente pensa em lucrar, senão a gente abre uma ONG (rs). A gente vende quando a gente se conecta com pessoas. E são essas pessoas que vão lembrar de você e te indicar para algum trabalho. E o TSW vem nesse sentido”.
É um bom momento para se falar em startups?
“É sim, ainda tem quem pense que startup está diretamente ligada à tecnologia. E não é, existem diversas formas de se inovar, entre elas na gestão de pessoas e comunidades”.
Anne Menegotto, coordenadora geral do TSW-FB , sinaliza que o evento atingiu as expectativas nessa jornada da inovação. “Pelos feedbacks que chegaram percebemos que o propósito foi conquistado, as sementinhas da inovação foram plantadas. Entre os objetivos foi o de transmitir a inovação e atrair mais pessoas para a comunidade de startups que temos em nossa região”.
Participaram pessoas de Beltrão, Dois Vizinhos, Pato Branco e mentores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, fazendo girar a economia local. “Movimentou as empresas que apoiaram o TSW e que forneceram tudo o que precisamos nos três dias, além de outros pontos da cidade no pós-evento como bares, restaurantes, hotéis, feira do produtor, supermercados, o comércio em geral”, observa Anne.
E o próximo TSW em Beltrão já tem data marcada: maio de 2025. Até lá, outras cidades da região Sudoeste irão receber o evento. Uma delas é Dois Vizinhos nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro de 2024, na Universidade Unisep.
Assessoria / Darce Almeida