A Associação Praticando o Bem, de Cruzeiro do Iguaçu, realizou sábado, 22 de março, Dia Mundial da Água, o 1° Seminário de Educação Ambiental e a 4ª Ação de Conscientização Ecológica – amigos do Rio Chopim sobre os impactos dos resíduos sólidos ao rio. O evento teve o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a preservação da água.
A concentração dos participantes aconteceu em frente à Capela São Cristóvão, em Foz do Chopim, onde o pastor Jerônimo, da Igreja Adventista, fez uma oração e a enfermeira Priscilla Tives explicou sobre a importância de as pessoas se alimentarem de forma saudável e praticar atividades físicas. Foi distribuído pelos membros de sua equipe um suco detox, para dar energia e disposição durante o dia aos membros do cicloturismo e para os voluntários que iriam percorrer a trilha rústica.
Na propriedade de Marcelo Biava, o Recanto e Camping Amabille, que dá acesso ao Rio Chopim, foi servido um café.
Antes da saída para a coleta de lixo às margens do Chopim, o presidente da Associação Praticando o Bem, Celio Peres, fez um agradecimento às pessoas que dispuseram do seu tempo e trabalho voluntário para essa ação de conscientização ambiental, deu orientações sobre os cuidados para evitar acidentes com animais peçonhentos e a importância do trabalho em equipe.
O presidente do Legislativo Municipal, Juliano Morelli (União Brasil), e os vereadores Clebersom Gonçalves (União Brasil) e Matheus Belletini (União Brasil) parabenizaram a associação pela atitude e se colocaram à disposição para eventos futuros.
Gelson Grando, presidente da Associação do Sudoeste de Cicloturismo, agradeceu ao convite para participar e ressaltou sobre a importância de conscientizar a todos que a natureza: “é nossa casa e fazemos parte dela”, e que “bicicletas são um meio de transporte que não polui, é uma prática de esporte que gera saúde e qualidade de vida”.
Giovani Tives Júnior, diretor da Instituição Desbravadores e Aventureiros Águia Pioneira, ressaltou sobre a importância de trabalhar a conscientização ambiental com as crianças, que é um dos eixos desenvolvidos no Águia Pioneira – Da natureza nada se tira além de fotos, nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de lembranças.
Dra. Daniela Lima, representando a UTFPR de Dois Vizinhos e a equipe de Projeto de Extensão Sala+Verde – nas ondas do Rio Iguaçu, agradeceu a oportunidade de poder colaborar novamente com esse trabalho e ressaltou sobre o dialogar e o engajamento das pessoas com a coletividade sobre as ações socioambientais.
O prefeito Reni Kovalski (PP) disponibilizou uma ambulância, com enfermeira e motorista, para prestar socorro, caso fosse necessário.
Reni e o secretário José Bertoldo (Agricultura) acompanharam a soltura dos alevinos no rio – foram cinco mil alevinos das espécies Carpa, Jundiá, Cará, Mandi e Cascudo –, doados por Claudecir e Junior Reolon, do Projeto Surubi, de Francisco Beltrão.
Foi possível observar os trabalhos desenvolvidos pelas crianças das Escolas da Comunidade de Foz do Chopim (Escola Municipal Foz do Chopim e Escola Estadual do Campo Irmã Celestina Maria) e da Escola Monsenhor Eduardo, de Cruzeiro do Iguaçu. Uma das atividades desenvolvidas foi a inauguração da trilha rústica às margens do Rio Chopim.
Durante a caminhada foram recolhidos aproximadamente 60 bolsas de lixo em pouco mais de dois quilômetros metros de trilha. A intensão do Grupo Praticando o Bem é ampliar o percurso da trilha e continuar identificando árvores para que os turistas façam uma viagem deslumbrante ao ecossistema da Mata Atlântica.
Ao meio-dia teve um almoço solidário, onde as pessoas trouxeram de suas casas os alimentos para ser compartilhados com os participantes do encontro.
A associação Praticando o Bem agradece a todas as pessoas que colaboram com os programas sociais e ambientais que o grupo desenvolve ao longo do ano junto à comunidade de Foz do Chopim (homenagem ao dia das mães, dia das crianças, homenagem aos idosos e festa de natal), entre eles os contínuos, como a biblioteca comunitária e o bazar beneficente de roupas, que ocorrem duas vezes na semana, quintas-feiras à tarde e sábado de manhã no porão do pavilhão comunitário.