Na sexta-feira e no sábado, 25 e 26, aconteceram atividades do Abril Verde, campanha que conscientiza para importância da segurança no trabalho. A ação é uma iniciativa do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão em parceria com o Corpo de Bombeiros, Samu, e as empresas Fortes EPIs e VittaSeg.
Na abertura da programação na sexta-feira, 25, aconteceu uma simulação de acidente de trabalho em altura na área coberta da Praça. Bombeiros fizeram uma demonstração de resgate de acidente de queda de altura e o Samu fez a remoção e transporte do “trabalhador ferido”. A programação também contempla palestras e demonstração de equipamentos. Fizeram parte da frente de honra na abertura o prefeito Antonio Pedron acompanhado da primeira dama Rose, a vice-prefeita Professora Lurdinha, a secretária municipal de Saúde, Cintia Ramos, a diretora de Vigilância em Saúde, Dalva Colling, além de vereadores, e parceiros do evento.
No sábado, 26, o corpo de bombeiros simulou uma queda do trabalhador que lavava as vidraças da Torre da Concatedral. Nesta atividade foram acionados bombeiros para resgatar o trabalhador, Samu para realizar o transporte da “vítima”, a capitã dos Bombeiros Débora Kollossoskei conduziu a simulação explicando como funciona o resgate, salvamento e remoção de uma vítima deste tipo de acidente. O evento contou ainda com a presença de profissionais da vigilância em saúde da prefeitura, além das equipes da Fortes EPIs lembrando a respeito da importância do uso de equipamentos de segurança e a equipe da Vittaseg Saúde e Segurança do Trabalho intensificando a respeito da questão de qualificação dos trabalhadores através de cursos específicos.
Segundo a diretora da Vittaseg, Samara Ioris, não apenas os trabalhos em altura necessitam treinamento, mas diversas atividades profissionais exigem qualificação dos profissionais para garantir que eles estejam seguros durante a execução do serviço. “Para cada atividade profissional o trabalhador pode estar exposto a um risco. Precisamos garantir que todos os trabalhadores tenham saúde e estejam em segurança, por isso, é necessário um tipo de treinamento e uso de equipamentos específicos para aquela atividade”, ressalta Samara.
A secretaria municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, é a responsável pela orientação e fiscalização de empresas e atividades para o cumprimento de normas de segurança de trabalho. Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Dalva Colling, desde 2005 são realizadas atividades de conscientização e prevenção para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores. “A cada ano são realizadas atividades de conscientização e prevenção de acidentes, dependendo das demandas daquele momento. Estamos sempre realizando visitas no ambiente de trabalho das empresas verificando a questão de equipamentos, maquinário, se os trabalhadores passaram por treinamentos, usando equipamentos de proteção, entre outros fatores”, enfatiza Dalva.
O dia 28 de abril é considerado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Esta data, instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), visa sensibilizar para a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, bem como prestar homenagem às vítimas.
-----
Portal de Beltrão