Como acontece todos os anos, os sindicatos e empresas negociam as reposições e reajustes nos salários dos trabalhadores.
Em Francisco Beltrão, a BRF e o Sindicatos dos Trabalhadores nas Industrias de Alimentação, iniciaram as negociações ainda em novembro de 2021, data base para a recomposição salarial dos trabalhadores, mas ainda não chegaram a um consenso sobre a proposta de reajuste.
Conforme a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Francisco Beltrão e Região, Leonete dos Santos, a empresa apresentou a proposta de reposição apenas das perdas inflacionários do período, que seria de 11,8%, conforme o índice do INPC, sem ganho real nos salários. A divergência na mesa de negociações, que já teve quatro rodadas, estaria no mês que passaria a vigorar a proposição, sendo que para a BRF seria a partir de fevereiro de 2022.
Para o sindicato, caso os trabalhadores aceitem a proposta, haveria uma perda, já que a reposição não se aplicaria retroativamente aos meses de novembro de 2021 a janeiro de 2022, e no 13º salário pago em 2021, o que traria prejuízo aos funcionários.
Em contato com a empresa sobre o assunto, até o fechamento da matéria, não tivemos retorno.
Portal de Beltrão