Devido a grande repercussão em relação aos valores cobrados neste ano pela Prefeitura de Francisco Beltrão no lançamento dos carnês do ITPU, especialmente da taxa de coleta de lixo, o assunto está pautando a Câmara de Vereadores. Foram protocolados dois requerimentos pela vereadora Mara Fornazari Urbano e pelos vereadores Bruno Savarro e Emanuel Venzo pedindo explicações da administração municipal.
São solicitadas informações sobre os motivos do aumento considerado exagerado, de até 60%, na taxa de coleta de lixo, bem como os critérios adotados para a cobrança das taxas de iluminação pública e de incêndio e do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O objetivo, conforme os proponentes, é esclarecer de forma transparente aos contribuintes os critérios utilizados nos cálculos, garantindo o direito à informação, visto que são muitos questionamentos.
“A população tem nos procurado para pedir explicações a respeito dos valores e não são casos pontuais, pois a reclamação é geral. Precisamos entender os critérios adotados para se chegar a estes valores, para que possamos prestar esclarecimentos. Por isso estamos encaminhando estes questionamentos para o Executivo”, relatam os vereadores, acrescentando que tudo deve estar devidamente resolvido antes da data de vencimento, que é 17 de março.
-----
Assessoria